quarta-feira, 12 de maio de 2021

Duas maneiras de pensar



 Em meus estudos sobre o Hagakure, estive lendo uma reflexão do samurai Yamamoto Tsunetomo onde ele fala que existem duas maneiras comuns dos guerreiros pensarem. Uma ele diz que é a inteligencia rápida e outra ele fala que se trata da lenta reflexão.

 Eu concordo que existam situações específicas em que usamos uma maneria de pensar em específico, mas cada um de nós tem uma dessas características mais dominante. Principalmente quando se trata do contexto de artes marciais.

Em situações onde uma ameaça surge inesperadamente, podemos agir de modo instintivo, aplicando uma técnica que neutralize a possibilidade de ataque do nosso adversário. Evitando assim que as ações dele possam de algum modo provocar algum dano fisico sobre nós. E até mesmo já tendo o adversário sob nosso controle, podemos analisar a situação com calma e pensarmos em como podemos acalma-lo e até que ele possa ser devidamente conduzido por profissionais.

Em situações de combate, como numa competição, onde a ameaça é declarada e ambos os lutadores estão dispostos a se enfrentar para que seja eleito um lutador de habildiade superior, existem momentos em que precisamos agir rapidamente, usando os reflexos que o treinamento condicionou nosso corpo, como nossas defesas e nossas esquivas. Assim como existem outros momentos em que estamos numa disputa de controle contra nosso oponente e que precisamos repensar nossa tatica, para encontrar angulos onde usemos menos força e mais técnica.


Embora cada situação exiga da gente uma maneira específica de pensar e de agir, eu penso que fazendo como os samurais, treinando nosso corpo através das artes marciais e nossa mente através da meditação, conseguimos conservar nosso estado emocional em serenidade. E assim a gente tem uma visão clara de cada situação para que possamos tomar uma boa decisão, agindo de forma assertiva, prudente e equilibrada.




Nenhum comentário:

Postar um comentário