quarta-feira, 12 de fevereiro de 2020

Um gesto de respeito


Foi um acordo estabelecido entre os dois, por meio de um gesto, sem sequer dizerem uma só palavra. Apenas se curvaram e estabeleceram entre si, a partir daquele dia, um marco de respeito. De maneira que não mais decepariam suas cabeças, algo que parecia lhes ser o destino escolhido um para o outro, entretanto, por conta do que eles jamais imaginaram que poderia aconter, justamente ter acontecido, mudou-se totalmente o curso da história destes homens.

Hikaru era um homem de personalidade forte e tudo que ele avaliasse incoerente com o modelo de ordem social que ele havia concebido para si, era alvo da sua raiva e consequentemente tornava-se um inimigo, que de acordo com suas proprias palavras “deveria saborear o abraço gelado da morte”. Veja como um ideal pode entenebrecer o homem de maneira que ele julgue o comportamento alheio como digno de se viver ou de morrer.

Ao meu ver é como se o homem quisesse se portar como um deus, exercndo pleno dominio sobre o destino da pessoas, dando-lhes o que ele julgar que lhes é necessário, para que da sua meneira seja feita justiça. Essa é uma história antiga, mas ao mesmo tempo contemporanea, afinal, quantas vezes não vemos pessoas agindo assim na civilização moderna

sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Shugyo, treinamento austero e intenso

Caligrafia Shugyo (treinamento intenso samurai)

Estou viajando o mundo com uma mochila nas costas, conhecendo pessoas, lugares, escutando histórias, passando dificuldades, fazendo amigos e explorando terras que eu nem sequer imaginava que existiam.

Tenho sido bem tratado, as vezes mau tratado. Algumas pessoas me olham estranho, outras sorriem. No percurso me apaixono e tambem tenho que dizer tchau. Ganho dinheiro ensinando as artes marciais que tenho formação. As vezes as pessoas me pagam com refeição, as vezes com acomodação, alguns me pagam com um sorriso, outros com um aperto de mão.

De tudo isso eu tiro lições e compartilho com vocês, pra que vocês também crescam e todos possam conquistar seus objetivos. Mas uma coisa especial que quero lhes dizer é que transitando por entre todos esses lugares, onde a cultura e a lingua diferem da minha, uma das coisas que me norteiam no trato com as demais pessoas é justamente a clareza do entendimento do codigo.

É atraves disso que eu consigo me portar com humildade quando sou humilhado, agir com coragem pra dormir na rua, polir bem minhas palavras pra nao magoar as pessoas e semear amor pra transmitir os ensinamentos das artes marciais.