terça-feira, 26 de novembro de 2019

Um relato de coragem de Takero Kashiwakawa

“Observei que a coragem de um homem aflora quando ele é posto diante de um desafio. Lembro de quando ainda era aluno e vi um homem magro, aparentemente inexperiente, enfrentando um lutador forte e alto. Notei como ele se comportava diante daquela grande ameaça, ele não se acanhava, permanecia concentrado, ainda que sofrendo ataques e danos graves. Lembro de ter visto sua boca sangrar e do seu corpo se chocar contra as paredes do dojo quando seu oponente lhe chutava e lhe arremessava. Embora diante de tudo isso ele permanecia frio e inabalavel. Acredito que essa virtude que estava sendo aflorada só se desenvolve nessas condições, pois tratava-se de uma circunstância onde ele poderia desistir do combate e ir embora, mas uma firmeza de espírito lhe impulsionava enfrentar aquele homem forte. Chamamos isso de coragem e esse é um dos princípios do código que estou aprendendo aqui. Duro era ver aquele homem naquela condição, mas sua força interior me motivou a lutar, mesmo sabendo que eu seria o proximo a passar por coisas parecidas, mesmo sabendo que talvez meu corpo não suportasse, mas naquele momento eu sabia que em minha mente havia sido apertado o gatilho que me possibilitaria suportar qualquer coisa com bravura.” Takero Kashiwakawa

Nenhum comentário:

Postar um comentário