quarta-feira, 20 de novembro de 2019

Honra, a dignidade do samurai


O sentimento de dignidade e de boa reputação que o samurai possui é o que caracteriza sua honra. No Japão, a palavra honra é meyio e trata-se do conceito que define os parâmetros para os samurais viverem e morrerem fieis aos seus preceitos.

Os samurais acreditam que para um homem tornar-se digno de tal título é fundamental que sua conduta seja alicerçada nos sete preceitos que regem o código, pois a vida física tem fim, mas a honra e o respeito duram para sempre.

A honra de um homem lhe constitui samurai quando sua atitude é coerente com o código, de modo que seja qual for a circunstância, seu procedimento será fortemente avaliado pelo seu crivo moral antes de se tornar uma ação ou uma decisão.

O fato da morte ser uma consequência natural da existencia humana faz com que os samurais pensem constantemente na relevancia das suas ações. Por isso seja no amanhecer do dia ou no escurecer da noite, desde o momento em que ele segura uma chícara de café ou quando ele pega os palitos para comer, ele sempre pensa na consequência das suas atitudes.

Essa responsabilidade de agir de forma reta, compromissada com seus principios é o que torna o samurai um guerreiro nobre, que hoje em dia não mais empunha a espada para lutar no seu exercício profissional, mas que luta no dia a dia, enfrentando as dificuldades e os dilemas existenciais com bravura e sendo reto no seu proceder.

Um comentário:

  1. Muito bom! A mente é o nosso principal inimigo, onde devemos combater todos os dias, mais ainda nos dias de hoje com tantas coisas tentando nos desviar das ações certas por vícios banais.

    ResponderExcluir