sábado, 28 de dezembro de 2019

a inquietação da mente samurai



O homem sábio deve conhecer sua própria mente, isso faz parte do Bushido, o caminho do guerreiro. Porque compreendendo a si mesmo, percebe-se o quão natural são as inquietações e que há uma causa para cada uma delas.

Entendendo que as preocupações são transitórias esta descoberta lhe ajudará a ter paz nos momentos mais dificeis da vida. Porque o sofrimento existe sim, a sensação de que falta sempre alguma coisa. Mas o compromisso com o código não torna sua vida vã, sem sentido.

O código estrutura o propósito de viver com honra, independentemente da circunstância, seja ela pacifica ou caótica, o praticante sempre saberá para qual direção deve enxergar para então retomar seu caminho. Porque o próprio caminho tem curvas e as vezes labirintos, mas fluindo por entre as circunstâncias, você existirá sem se perder.

É importante que o samurai analise os momentos de angustia, refletindo sobre as provaveis soluções para seus dilemas. Porque entendendo que existem soluções, não há porque permanecer no labirinto da angustia, sendo atormentado pela dúvida. Basta compreender-se com suavidade, porque há um caminho a ser seguido.



Nenhum comentário:

Postar um comentário