sexta-feira, 27 de dezembro de 2019

lutando jiujitsu contra um adversário pesado


Peso em torno  de 100kg e por isso sempre enfrentei lutadores grandes e fortes. Inclusive, vou contar a vocês uma experiência que eu tive numa luta, eu estava num combate e após o primeiro minuto da luta o meu adversário tinha defendido uma queda que eu tentei fazer, o tomoe nage, ele abaixou o quadril, ficando bem pesado e tirando meu angulo pra arremessa-lo e acabamos indo para o chão, onde ele conseguio ficar montado na posição de meia guarda.

Era uma situação bem dificil pra mim porque ele estava usando um dos seus braços para prender meu braço direito enquanto ele usava o outro para segurar minha cabeça e apertava usando seu ombro. Ele tinha colocado o peito dele contra o meu e me esmagava, inclusive, conforme quando ele se arrastava no chão, parecia que o peso do corpo dele duplicava-se e mais e mais ele apertava minha cabeça. Foi uma sensação horrivel, parecia que meu cranio ia explodir.

Eu mal conseguia me mexer, embora soubesse que deveria ficar de lado, mas diante daquele sufoco eu não podia gastar energia atoa, afinal era um lutador muito forte, pesado e experiente que estava encima de mim num angulo de vantagem. Foi então que eu resolvi fazer o que os antigos chamam de mergulhar no vazio, o Tao.

E quando eu me concentrei em perceber o que estava acontecendo eu pude notar que a respiração do meu adversário estava acelerada e descompassada, foi então que eu identifiquei a brecha. Fui escutando a respiração dele, com atenção, enquanto cada vez mais eu me concentrava nisso eu ia esquecendo o incomodo que aquela situação estava me causando.

Eu apenas me concentrava em não deixar meus braços e meu pescoço vulneraveis demais para que ele me atacasse e observava sua respiração. Foi através desa brecha que eu entrei na mente do meu oponente e fui vasculhando suas intenções. Conforme ele se movia e respirava, cada vez mais suas intenções eram sendo evidenciadas, de maneira que eu pude me antecipar ao que ele queria fazer e estabelecer uma estratégia.

Então, folguei um pouco a trava de meia guarda que eu estava fazendo com as pernas e notei que ele ficou euforico, tirando um pouco a pressão sobre mim e apoiando-se sobre seus cotovelos, para criar o angulo ideal para mover sua perna que estava presa. Neste momento eu posicionei minha mão esquerda no seu quadril e destravei completamente a perna dele, dando-lhe passagem, foi então que a lentidão do seu movimento me possibilitou fazer um giro, quando então eu escapei debaixo dele e flui na movimentação chegando até as costas dele.

Chegando nas costas do meu oponente eu estabeleci pegadas cruzadas sobre a gola do seu kimono, arrochei bem o pescoço e vim puxando, no movimento dos ponteiros do relógio, usando o peso do meu corpo sobre seu ombro e sua cabeça, usando o estrangulamento Koshi-jime para finaliza-lo. Assim eu usei o Tao, a percepção e a estratégia para vencer um oponente que anteriormente estava em posição de vantagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário