sábado, 11 de janeiro de 2020

A diversidade das habilidades de combate e a criatividade samurai


Treinamento sozinho
A criatividade dos samurais foi uma das habilidades que perpetuou o feito desta classe. Porque eles se empenharam em desenvolver técnicas de corte reverso, semi-circulares e golpes combinados, que fugiam dos padrões tradicionais de luta. Eles eram homens dedicados ao treinamento diário, evitavam confusões e estavam constantemente vivendo em paz cada momento da sua vida.

Entretanto, atualmente, tenho visto muitos guerreiros que praticam artes marciais sendo formatados técnicamente. Sendo ensinados a não criar novos glpes e não explorar sua criatividade marcial. Os instrutores alegam que os alunos não devem inventar, não devem fazer golpes novos, misturar sistemas de luta porque eles acreditam que essas pessoas não são capazes de discernir os padrões técnicos de um sistema de combate.

Eu até concordo com parte desse raciocínio, mas não apoio a castração da inventividade do aluno. O samurai moderno deve olhar para o passado, porque o passado tem muito a nos ensinar. E de acordo com a tradição dos guerreiros antigos, é fundamental que o samurai moderno dedique um periodo à chamada pratica livre. Pois é na pratica livre que ele experimenta, tenta, elabora e cria.

Quando se trata de um guerreiro que treina suas habilidades marciais com a finalidade profissionalmente esportiva, o que ele deve fazer é criar, mas antes de utilizar no combate no ambito esportivo, apresentar sua descoberta ao seu sensei, porque através de um dialogo, respeitando os padrões técnicos daquela modalidade, eles poderão aproveitar o que foi descoberto, as vezes fazendo adequações, ou apenas utilizando parte do movimento.

Todos os samurais tinham métodos secretos, cartas na manga, por isso eles se tornaram guerreiros mundialmente conhecidos. Porque pensavam diferente e agiam diferente. É isso que lhe torna diferenciado. Vou lhes contar um dos métodos secretos; antes de sair para uma missão importante os samurais molhavam a ponta dos dedos com saliva e passavam atrás dos lobulos das orelhas, respiravam profundamente, puxavam e rompiam um objeto com suas mãos. Talvez você não conhecesse essas técnicas, que inclusive podem lhe parecer estranhas. Mas para eles produzia um efeito positivo, como a sensação de alivio, quando estavam sob forte pressão e seu sangue aumentava a circulação, antes que sentissem dores de cabeça, eles molhavam os dedos e passavam nos lobulos das orelhas.

Se você acha que isso surgiu do nada, esqueça. Esses métodos foram criados, experimentados e transmitidos entre gerações. Conforme foram sendo transmitidos, novos também foram sendo criados, cada um com sua finalidade, provocando algum tipo de sensação aliviadora ou motivacional. E ao seu modo, cada guerreiro se preparava para batalha. Haviam samurais que antes de lutar fechavam as mãos e batiam sobre o proprio corpo, num ritimo leve e cadenciado, começando pelas pernas, subindo pelas coxas, quadris, abdomen, braços e com as palmas das mãos sobre os rostos. Estimulando o fluxo sanguíneo por entre o corpo e acionando o estado de alerta da mente Zanshin... veja são muitas técnicas...e elas não estão agrupadas numa formatação limitante. Embora o contexto do passado seja distinto do atual, não permita que isso restrinja sua forma de pensar, o treinamento vai além...

Nenhum comentário:

Postar um comentário