Samurai se antecedendo |
A linguagem militar emprega os termos de “samurai sábio” e de “samurai ignorante”. Um samurai que esperou ter que enfrentar situações difíceis para aprender a sair dela não é sábio. Um samurai que se preocupa adiantadamente com todas as situações e soluções possíveis possui grande sabedoria; ele será portanto, capaz de fazer frente de maneira brilhante a todas as dificuldades, quando a ocasião se apresentar. Não importa o que ocorra, um samurai inteligente é aquele que se preocupa com todos os detalhes da ação, antes da hora.
Um samurai imprudente, ao contrário, nos dá a penosa impressão de arrastar-se em meio a uma grande confusão e seu êxito só provém de uma sorte extraordinária. Somente um samurai negligente não considera todas as eventualidades antes do momento da ação.
Como diz o provérbio: “O peixe não vive na águal clara”. São nas aguas mais profundas, onda as algas habitam que o samurai se desenvolve plenamente. É quando um homem vai além dos detalhes e não se preocupa com as queixas menores que ele é capaz de se manter sereno. A compreensão e o exercício desse princípio são essenciais para quem quer compreender o caráter do código.
Lembo-me de meu sensei dizendo sobre quando o senhor Mitsushige era apenas um menino e pediram-lhe para ler uma passagem de um livro do monge Kaion: ele chamou os meninos e os ascólitos para dizer-lhes: “Peço-lhes para aproximar-se e escutar. É muito dificil per quando não há quase ninguém para escutar.” O monge ficou impressionado e disse aos fieis: É com esse espírito que é preciso fazer todas as coisas”. Por isso que o samurai sábio não guarda para si suas experiências, ele as partilha.
Nenhum comentário:
Postar um comentário