segunda-feira, 27 de janeiro de 2020

As sete horas de determinação de Yamamoto

Yamamoto em reflexao (imagem ilustrativa)

Segundo Yoshida foram quase sete horas seguidas em que Yamamoto ficou segurando a espada e praticando sequências de corte. Um feito notavel, ninguém havia se disposto a tal coisa, alguns até acreditavam que fosse loucura da parte dele, mas seu mestre sabia que isso lhe faria bem. É como todo desafio, as pessoas que estão de fora acham que é loucura, projetam sua ideia de incapacidade através de palavras para depreciar o outro, na tentativa de ve-lo falhando.

Mas essa foi uma demonstração clara de determinação e compartilho isso contigo para você ver o quão longe sua determinação pode te levar. Yamamoto ficou sozinho, praticando, cansado, teve duvidas varias vezes, sentiu medo, sentiu fome, mas o tempo todo ele conseguio lidar com essas sensações, sem perder o controle. Ele até relata que varias vezes pensou no que as pessoas disseram sobre ele, mas ele dizia que ele precisava fazer aquilo, ele dizia que ele sabia que iria conseguir, por mais dificil que fosse, ele acreditava que era capaz e por isso foi até o final.

Tenho notado que hoje é quase incomum ver uma pessoa determinada como Yamamoto, digo isso porque o objetivo dele era superar a si mesmo, o que muitas vezes não é o suficiente para que as pesssoas permaneçam focadas na tarefas que estão realizando, até conseguirem chegar onde desejam. Vejo que muitas pessoas fazem oque fazem por motivos externos a si, que não deixam de ser de valor, como quando alguem se sacrifica em prol de sua família. Só que no Budo, no caminho marcial, você descobre que além das responsabilidades que lhe motivam você deve encontrar dentro de si mesmo o agente motivacional do seu desenvolvimento, porque essa responsabilidade é sua e é justamente isso que lhe torna admiravel aos seus própros olhos.

Yamamoto foi para as montanhas, ele esteve entre arvores submetendo seu corpo além do que ele já havia suportado. Ele não fez isso por conta dos holofotes do podium ou pelos aplausos das arquibancadas. Ele fez o que fez porque tinha um compromisso consigo mesmo. E como você acha que ele retornou dessa experiencia; Pois é! Muito mais forte dentro de si mesmo. Ciente de que esse foi um degrau importante na sua trajetória como samurai, satisfeito por ter suportado, experiente nos ensinamentos que recebeu no dojo porque verdadeiramente pôs em pratica, alegre por ter tido sucesso, feliz meus discipulos, feliz consigo mesmo. Experimente se tornar quem você deseja, empenhe-se em conquistar seu objetivo, de o passo, tome a atitude.

Nenhum comentário:

Postar um comentário