sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Antes que eu lhe corte a cabeça

Samurai segurando uma cabeça fruto de um corte reto

É sobretudo uma questão de técnica, a forma que o samurai empunha a espada para deferir o corte, bem como a maneira que você emprega suas palavras. Haviam guerreiros que adotavam uma postura tradicional e executavam movimentos de corte reto, como também haviam guerreiros que executavam movimentos fora dos padrões tradicionais, mas que também cumpriam sua finalidade. O mesmo se ve hoje em dia, segundo a corrente que diz ser a palavra, o que figura a espada do samurai moderno.

Eu vejo no dia a dia, como nas circunstâncias mais comuns, ainda falta o traquejo de grande parte da pessoas que não conhecem o código, no emprego das palavra em circunstâncias simples. Bem como a poucos instantes, quando eu estava sendo atendido numa casa de cambio e o rapaz que me antendeu empregava um tom de deboche e um olhar de descaso, enquanto fingia estar me atendendo. Embora a maneira que ele estivesse se portando, fosse uma afronta a minha dignidade, não deixei que esse destrato me ferisse e me mantive formalmente coerente ao código obedecendo a quarta tradição; polidez.

Durante todo o dialogo fiz perguntas diretas, usei poucas palavras e conservei meu semblante sereno de acordo com a ordem natural, como todo movimento de corte reto que basicamente é um golpe simples e claro, mas que devido a pratica torna-se dificil de ser defendido. E conforme eu ia empregando as palavras, preservando minha postura, fui observando como ele estava sendo envolto naquela nevoa de confusão, podendo facilmente ser abatido por um golpe até que no momento final da nossa conversa, quando ele se posicionou de forma mais incisiva, testando meu poder de compra, eu então me posicionei sendo menor, obedecendo a terceira tradição; a benevolencia.

E com um corte reto, usando apenas a palavra obrigado encerrei nosso encontro, não comprando em sua loja, mas dando a ele o presente de ter conhecido alguem que jamais ele se esquecerá. Talvez nos encontremos no futuro numa outra circunstância, onde mais uma vez eu possa ser benevolo e mesmo que ele tente me ferir eu lhe mostre principios que lhe façam refletir. Espero apenas que não seja uma circunstância onde seja mais facilmente percebida por ele minha condiçao financeira, para que ele nao se sinta constrangido, não quero que o exame de sua postura nesse episódio lhe provoque esse desconforto, mas como um cliente talvez, neste mesmo ambiente, desejo que não nos encontremos mais, por uma questão de honra, para que não me seja necessário cortar sua cabeça apenas por uma questão de honra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário