sábado, 11 de janeiro de 2020

O samurai conhecendo o mundo

Samurai contemplando

O samurai é um guerreiro que planta o bem. Porque quem planta o bem não se desenraiza, não perverte o código. Quem abraça o bem não se extravia da missão. E todo samurai tem uma missão, de viver com honra e servir ao propósito do seu clã com dignidade. É por isso que os filhos e os netos de um samurai cultuam seus ancestrais, porque eles sentem orgulho dos seus antepassados.

Mas para plantar o bem o samurai deve ser uma pessoa cuidadosa, não pode ser alguem descuidado. Porque é no descuido que mora a fraqueza, o guerreiro que se descuida deixa brechas para todo tipo de mal, começando por si mesmo. O samurai que não se cuida adoece, o samurai que não cuida das suas finanças empobrece, o samurai que não cuida do seu intelecto se torna burro e permanece ignorante.


O samurai deve cuidar de si, porque cultivando a si mesmo sua virtude será verdadeira. Ele transmitirá conhecimentos de valor, verdadeiros e experimentados. Cultivando sua família, sua virtude será fecunda. Cultivando sua comunidade, sua virtude será duradoura. Cultivando o reino, sua virtude será venturosa. Cultivando o mundo, sua virtude será universal.

Portanto, o samurai deve contemplar os outros por meio de si mesmo, encontrando em si, o valor que deve ser atribuido ao outro. Isso se chama dignidade. O nobre samurai também deve contemplar as outras famílias, por meio da sua própria família. Contemplar outras comunidades por meio da sua própria comunidade. Contemplar os reinos através do seu reino. Porque através da contemplação o samurai descobre o valor das coisas e o significado de cada uma delas. Ele existe e se posiciona como ser e por meio dessa pratica ele conhece a vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário